PROTEÇÃO ANTI GOLPE DE ARIETE

SERVIÇOS DE ENGENHARIA: ESTUDO DO TRANSIENTE HIDRAULICO

O estudo do transiente hidráulico ou golpe de ariete é essencial para o projeto e operação do sistema de tubulações pressurizadas.

Para a maioria dos sistemas, as máximas e mínimas pressões ocorrerão durante os transientes. Se estas pressões não são apropriadamente estudadas e moderadas mediante dispositivos de proteção, será inevitável os danos materiais, interrupção de serviço além de eventuais problemas de contaminação. Nos sistemas de água potável, as pressões transitórias elevadas podem desprender a bio película das paredes internas da tubulação e afetar a qualidade da água, além das pressões negativas permitirem o ingresso de contaminantes na tubulação, devido  a uniões defeituosas e válvulas de ar.

TRANSIENTES HIDRAULICOS

Os transientes hidráulicos ocorrem em todos os sistemas de transportes de fluidos pressurizados. Toda alteração na velocidade do fluido se traduz em uma mudança de pressão, quanto maior a variação de velocidade, maior será o incremento de pressão. Essas mudanças de velocidade podem ser produzidos pela abertura e fechamento de válvulas, partida e parada de bombas, alterações na demanda e etc. Em geral, o pior cenário para as estações IMPULSIONES, RECALQUES, BOMBEAMENTOS é a parada repentina de bombas pela falta de energia elétrica e nos sistemas que operam por gravidade é o fechamento NÃO CONTROLADO de válvulas.

MODELAGEM COMPUTACIONAL DE TRANSIENTES HIDRAULICOS

Embora o estudo das variáveis ​​hidráulicas de um sistema em regime permanente seja relativamente simples, o estudo do transiente hidráulico não é. Existem diferentes métodos de análise para estudar as variações de pressão e vazão durante os transientes, os dois mais utilizados são: o WCM (Wave Characteristic Method) ou Wave Method Feature PARECE INCORRECTO e o MOC (Method of Characteristics Método de Características) ou Método de das Características.

O primeiro é uma abordagem Lagrangiana (Matemático Joseph-Louis de Lagrange) que registra distúrbios ou mudanças com base na mecânica da propagação da onda de pressão. O segundo é uma abordagem Euleriana (Matemático  Leonhard Euler) que registra distúrbios ou mudanças em pontos definidos do sistema usando um método numérico. Ambos os? métodos foram rigorosamente documentados nas últimas décadas e ambos são capazes de calcular com precisão as variações de pressão e vazão durante os transientes hidráulicos. Os resultados obtidos por qualquer um dos dois métodos são semelhantes. Em relação ao tempo computacional, o WCM requer menos etapas, menos cálculos, de modo que o tempo de execução será menor do que o requerido pelo MOC. Este aspecto torna o WCM mais adequado para o estudo de redes com um grande número de tubos ou nós.

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO ANTI GOLPE DE ARIETE

Os dispositivos de proteção ante golpe de ariete têm características diferentes, alguns permitem converter energia cinética em energia potencial, outros incorporam ou retiram fluidos em pontos críticos e outros incorporam e/ou eliminam o ar do sistema. Os mais utilizados são: chaminé de equilíbrio, tanque unidirecional, tanque hidropneumático tradicional (com compressor) e com membrana (sem compressor), volante de inercia, by-pass, válvula antecipadora de ondas, válvula de alívio, válvula DE AR tradicional e ante golpe e etc. A escolha de um desses dispositivos ou suas combinações dependerá das características do sistema e do fluido. 

QUEM SOMOS

Somos uma empresa formada por profissionais com mais de 12 anos de experiência na área de proteção ante golpe de ariete. 

A nossa empresa tem uma equipe de engenheiros para solucionar seus problemas de golpe de aríete em tubulações.

Entre em contato e solicite informações sobre nossos serviços, estamos à disposição.

Ingeniería de Fluidos. Todos los derechos reservados. © 2016.

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle